ALIMENTOS BIOFORTIFICADOS
Você com certeza já deve ter se questionado sobre como o Popeye conseguia tanta força comendo apenas espinafre. Sabemos que o desenho envolvia toda uma jogada de marketing no incentivo as crianças para uma alimentação mais saudável. Contudo imagine se pudéssemos consumir apenas alimentos básicos para nossa saúde e ainda sim conseguir obter uma fonte muito maior de vitaminas e minerais? Graças a uma técnica já utilizada aqui no Brasil, isso já vem sendo possível.
A biofortificação nos alimentos é uma técnica onde é capaz de produzir vegetais com maiores teores de vitaminas e minerais apenas com o cruzamento entre plantas da mesma espécie. A partir desses cruzamentos, novos cruzamentos irão produzir uma nova cultura com maior quantidade de micronutrientes podendo servir como solução para a deficiência alimentar que acomete vários países.
Estudos relataram que esse aumento na reserva de micronutrientes traz benefício tanto para o produto final (raiz, fruto ou semente) quanto para o próprio desenvolvimento da planta contribuindo para o aumento da produtividade.
REFERENCIAS
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2246805/plantas-biofortificadas-tem-alta-produtividade-e-fornecem-alimentos-enriquecidos
ROCHA M. M. et al. BIOFORTIFICAÇÃO DO FEIJÃO-CAUPI NO BRASIL: RESULTADOS E PERSPECTIVAS. In: IV Reunião de Biofortificação. Piaui, 2011.
https://www.embrapa.br/meio-norte/busca-de-projetos/-/projeto/203150/alimentos biofortificados-preparando-o-caminho-para-levar-mais-saude-a-mesa-do-brasileiro