Gene responsável pela regulação do sono
Quando o alarme toca pela manhã, as pessoas têm reações bem diferentes. Algumas acordam mais dispostas e outras se sentem cansadas, como se precisassem dormir mais um pouco para acordarem bem. Segundo um estudo feito pela Universidade Ludwig-Maximilians, na Alemanha, a distinção entre essas duas situações pode ser explicada pelo nosso código genético.
Esse estudo descobriu um gene responsável pela regulação do sono, o ABCC9. Além de ser um fator conhecido em doenças cardíacas e na diabetes, ele influencia na duração do sono em seres humanos. Quem possui duas cópias de uma de suas variáveis costuma dormir por um período mais curto do que quem possui a outra versão do gene. A existência das duas versões desse gene, dá-se pelas diferenças sazonais do globo e pela adaptação humana nesses locais.
Há ainda outros fatores como idade, sexo e ambiente que podem influenciar no sono, porém a descoberta desse gene pode revelar o porquê de o sono ser tão importante para o funcionamento normal do nosso organismo, além de indicar possíveis relações com doenças, como a hipertensão.
Referência: ALLEBRANDT, K V et al. A KATP channel gene effect on sleep duration: from genome-wide association studies to function in Drosophila. Molecular Psychiatry, [s.l.], v. 18, n. 1, p.122-132, 22 nov. 2011. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1038/mp.2011.142