top of page

Gene responsável pela regulação do sono

  • Bárbara Rebeca
  • 2 de jul. de 2018
  • 1 min de leitura

Quando o alarme toca pela manhã, as pessoas têm reações bem diferentes. Algumas acordam mais dispostas e outras se sentem cansadas, como se precisassem dormir mais um pouco para acordarem bem. Segundo um estudo feito pela Universidade Ludwig-Maximilians, na Alemanha, a distinção entre essas duas situações pode ser explicada pelo nosso código genético.

Esse estudo descobriu um gene responsável pela regulação do sono, o ABCC9. Além de ser um fator conhecido em doenças cardíacas e na diabetes, ele influencia na duração do sono em seres humanos. Quem possui duas cópias de uma de suas variáveis costuma dormir por um período mais curto do que quem possui a outra versão do gene. A existência das duas versões desse gene, dá-se pelas diferenças sazonais do globo e pela adaptação humana nesses locais.

Há ainda outros fatores como idade, sexo e ambiente que podem influenciar no sono, porém a descoberta desse gene pode revelar o porquê de o sono ser tão importante para o funcionamento normal do nosso organismo, além de indicar possíveis relações com doenças, como a hipertensão.

Referência: ALLEBRANDT, K V et al. A KATP channel gene effect on sleep duration: from genome-wide association studies to function in Drosophila. Molecular Psychiatry, [s.l.], v. 18, n. 1, p.122-132, 22 nov. 2011. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1038/mp.2011.142


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
DISTÚRBIOS METABÓLICOS

Garrod, EM 1902, definiu uma categoria de distúrbios genéticos aos quais chamou de “Erros inatos do metabolismo” (EIMs). Os EIMs ocorrem...

 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page