top of page

CLONAGEM E A HISTORIA DA OVELHA DOLLY


Em genética, define-se clonagem como o processo de se produzir cópias idênticas de seres vivos através de um fragmento específico de DNA. Ela é um processo que pode ocorrer tanto de forma natural (como no caso dos gêmeos idênticos ou monozigóticos, onde um mesmo óvulo em um processo de mitose se divide e acaba se desenvolvendo separadamente originando dois embriões) ou de forma laboratorial com a utilização de células somáticas.

Em 1996 houve um grande avanço na área da clonagem artificial com a primeira experiência em animais. Esse experimento ocorreu na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut que conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Na clonagem eles isolaram uma célula mamária de uma ovelha da raça Finn Dorset e em paralelo, foi retirado um óvulo não fertilizado de uma outra ovelha, da raça Scottish Blackface, onde desse óvulo foi retirado o seu núcleo, transformando-o em um óvulo não fertilizado e sem núcleo. Através de um processo de eletrofusão ocorreu a união do núcleo da ovelha da raça Finn Dorset com o óvulo sem núcleo da ovelha da raça Scottish Blackface, dando início à divisão celular e a formação de um zigoto. Após seis dias, esse embrião foi colocado no útero de uma outra ovelha que funcionou como "barriga de aluguel". Após a gestação, esta ovelha que é escura deu à luz um filhote branquinho da raça Finn Dorset chamada Dolly.

Apesar do sucesso da clonagem, a ovelha Dolly apresentou algumas características diferentes da sua doadora de núcleo, pois recebeu as mitocôndrias de sua outra doadora (a que dou o óvulo), além de sofrer de envelhecimento precoce. Dolly teve que ser sacrificada aos 6 anos de idade, pois sofria de diversas doenças devido seu problema de envelhecimento. Em seus últimos dias, Dolly estava com uma doença degenerativa e incurável nos pulmões. Apesar do grande avanço no processo de clonagem os problemas de saúde de Dolly levantam dúvidas sobre a possibilidade da prática de copiar a vida.

Referências bibliográficas:

http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56

http://www.ghente.org/temas/clonagem/index_dolly.htm

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page